Matéria Prima - projeto de murais modulares e coleta seletiva para Bebidas Ipiranga (sede e unidades)

Matéria Prima – projeto de murais modulares e coleta seletiva para Bebidas Ipiranga (sede e unidades)

Em 2013, a Matéria Prima desenvolveu os murais modulares de avisos para as unidades fabris da Bebidas Ipiranga. O desafio do projeto era criar um modelo de mural que atendesse as necessidades dos diferentes setores da fábrica.

Partindo dessa condição, foi feito um levantamento dos setores que o projeto teria início: Produção, Conexão, Alvarás, Recursos Humanos, Predial, Contabilidade e Logística. Dessa forma, foi detectado que para cada um era necessário um tamanho diferente de mural. Além disso, contavam com características de espaço diferentes, como visibilidade, tamanho das paredes, umidade e exposição ao sol.

Assim, as primeiras ideias já contavam com o formato modular, pois deixaria o uso dos espaços mais eficiente e não comprometeria a unidade visual.

Matéria Prima - Mural Ipiranga Conexão

Matéria Prima – Mural Ipiranga Conexão

Matéria Prima - Mural Ipiranga

Matéria Prima – Mural Ipiranga

Matéria Prima - Mural Ipiranga

Matéria Prima – Mural Ipiranga

Outro detalhe importante do projeto foi a questão da segurança. Os murais não poderiam comprometer uma eventual evacuação da unidade em caso de acidente. Em alguns casos, eles seriam instalados em corredores estreitos. Por isso, os murais foram feitos em chapas galvanizadas de 2mm e pintadas com pintura eletrostática. A instalação usaram espaçadores de 8mm. Dessa forma, eles distam em apenas 10 mm da parede, não oferecendo obstáculo algum para o trânsito das pessoas.

Ainda na questão da segurança e visibilidade, foram inseridas lombadas nas extremidades com a indicação de cada tema do mural. Dessa forma, ele é identificado tanto para quem está à frente quanto para quem está ao lado da peça. O ângulo de 45º da lombada não compromete a segurança das pessoas.

Coletores

Outro trabalho desenvolvido para a Bebidas Ipiranga foi o de coletores para resíduos recicláveis. Eles fazem parte do projeto da Ipiranga que incentiva os colaboradores a praticarem o descarte consciente de materiais. Cada colaborador pode trazer os resíduos de sua casa e descarta-lo nos coletores instalados nas unidades.

Matéria Prima - Coletores Ipiranga

Matéria Prima – Coletores Ipiranga

Gostou? Comete e compartilhe!

Share

Comments

comments

Share This